API para os Google Charts

Gráficos e mais gráficos….

Portuguese Driving Experience

Quem aqui há uns tempos procurava uma forma simples de gerar gráficos on-line nem sempre tinha tarefa fácil. Pois bem esses problemas foram desaparecendo a pouco e pouco e heis que hoje temos um serviço on-line gratuito (com determinadas restrições como não podia deixar de ser – até 50000 clicks/dia – acho que consigo viver com isso…) mas que nos permite criar gráficos on-the-fly! O Google deu-nos essa benesse.

Para uma ferramenta gratuita e online, apesar das restrições, permite uma manipulação bastante extensa de dados – e.g. possibilidade de 3 eixos. Ainda não tive tempo de compreender a viabilidade de implementar funcionalidades de drilling mas…tenho de experimentar!

Para começares a utilizar a API podes experimentar manipular o URL associado à imagem acima e se pretenderes entrar nos meandros da ferramenta, nada como ler o manual.

Nota mental: sei que cada tipo de gráfico tem a sua aplicação, a sua escolha poderá ser determinante na interpretação visual correcta ou incorrecta dos dados, blá blá blá, mas…odeio gráficos de tipo queijo! Odeio “prontus”!

Actualização: Para os amantes de Perl sai um módulo fresquinho – Google::Chart.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s